Cafeína nos treinos!

dentro Novidades!

Por Patricia Hansen - Nutricionista

Suplementação de cafeína

Esportes aeróbicos de baixa e média intensidade e longa duração como a corrida e o ciclismo exigem muita resistência física, mas também mental por parte dos atletas.

A suplementação de cafeína é muito usada como um eficiente estimulante. Estudos mostram que a cafeína reduz a fadiga central (reduzindo a percepção do esforço) atuando indiretamente no desempenho de esportes de endurance que tem como característica uma atividade aeróbia (que dependem da captação de oxigênio para geração de energia) de baixa intensidade e longa duração exigindo maior resistência física e mental por parte dos atletas.

A cafeína bloqueia os receptores de adenosina que causa o cansaço e o sono, estimula a liberação de dopamina que causa o efeito estimulante da cafeína. Sendo assim, ela melhora até mesmo a concentração, aumenta o desempenho da atividade, melhora a força e a resistência muscular.

A dose adequada para potencializar a chance de que o desempenho do exercício aumente é de aproximadamente 3-6 mg /kgpeso, onde efeitos colaterais são minimizados. Para obtermos o máximo efeito ergogênico da cafeína essa suplementação deve ser feita da dose mínima preconizada até o ponto máximo e seguro, levando em conta a ingestão total de alimentos na dieta do atleta.

Os efeitos da ingestão de cafeína em excesso podem ser prejudicar a performance e incluem ansiedade, nervosismo, dificuldade de concentração, mal-estar gastrintestinal, insônia, irritabilidade, e , com altas doses, o risco de arritmias cardíacas e infarto e acidente vascular cerebral..

Procure um profissional de Nutrição Esportiva para lhe orientar na conduta correta.

 

Fonte: GRAHAM, T. E. Caffeine and exercise: metabolism, endurance and performance.

Sports. Med., v. 31, n. 11, p. 111-38, 2001.

Postagens populares

0 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *