CORRIDA  DURANTE A GRAVIDEZ?

CORRIDA DURANTE A GRAVIDEZ?

Publicado por: Publicado: 19/03/2018 Visitas: 953 Comentários: 0

Fiquei muito contente por ter sido convidada para escrever sobre corrida e gestação.

Duas paixões minhas...heart

Desde o início da minha prática médica, encorajo minhas pacientes e amigas a praticarem atividades físicas... Durante a gestação não é diferente.
 
“A gestação é um momento único e na minha experiência, sempre surpreendente, na vida das mulheres.
Há modificações na nossa fisiologia, há mudanças no corpo e nas emoções e nos preparamos para receber um novo ser.”

Vocês já pararam para pensar que o novo ser humano, em toda sua complexidade, é nutrido e se desenvolve exclusivamente dos recursos maternos? Toda fisiologia feminina se volta pra criar um novo ser. Isto é encantador... Começo dizendo isso, para que durante todo o texto vocês se lembrem desta emoção única feminina de gestar... E também para garantir de que a perspectiva que usarei é da gestação enquanto fisiologia e momento de aprendizagem, de abertura de horizontes e não como motivo para restrições, autoritarismo e doença.

É muito comum, como obstetra e corredora, ouvir a pergunta:

“Doutora Roberta,

eu posso continuar

a correr durante a

gestação?”frown

A pegadinha da pergunta acima é a palavra “continuar” ...

Se você pratica uma atividade esportiva: corrida, tênis, natação, yoga, vôlei, etc. Pode e deve continuar a praticá-la durante a gestação. O que muda é a intensidade e os objetivos dos treinos. Durante a gestação, se você não é uma atleta profissional, o objetivo dos treinos é manter a condição cardiovascular, aumentar a consciência corporal, melhorar o bem-estar e preparar o corpo e a mente para o parto e puerpério, que é a fase que se inicia após o parto e dura até a fisiologia feminina voltar ao estado não gravídico. A prática competitiva e a busca por melhores performances não se aplicam nesta fase da vida. Como temos hormônios em abundância durante a gestação é comum grávidas que nunca praticaram esporte quererem iniciar com práticas ousadas como esqui, escalada, ou até alguma luta marcial... Melhor deixar para depois da gravidez, o corpo e a saúde emocional dos en volvidos, a gestante, o feto, os obstetras e os familiares agradecem!

Exercício e gestação não são antagônicos, pelo contrário; a prática de exercícios ajuda muito no bom desenvolvimento do pré-natal e facilita o parto, seja um parto vaginal ou operatório. Pois a gestante que pratica esportes durante a gestação fica, sim, mais preparada física e emocionalmente para o parto, a amamentação e o puerpério.

Se a gestação é uma gestação normal, sem intercorrências, a mulher que praticava corrida antes de engravidar pode continuar correndo. A forma de correr muda durante o desenvolvimento da gestação e o crescimento da barriga. Como já mencionado as competições estão fora de questão. A corrida durante o período de gestação deve ser menos intensa e o resultado esperado não é a melhora de desempenho, que piora durante a gravidez, mas o prazer da atividade e a melhora do sistema cardiovascular tanto da mãe como do feto. Podemos praticar atividade física, se não houver intercorrências obstétricas, até o dia do nascimento.

Abaixo algumas recomendações simples para praticar esportes, mais especificamente, a corrida:



yes Certificar-se de que o Pre Natal é normal e conversar com o médico abertamente e não ter vergonha de perguntar qualquer coisa, Sim, as pessoas às vezes criticam grávidas que correm! Seu médico deve apoia-la e você deve prestar atenção ao que ele diz. Às vezes temos que pedir um repouso para as nossas grávidas esportistas!

yes Usar roupas e tênis apropriados, lembre-se o peso vai aumentar, assim como a postura, o ponto de equilíbrio e a pegada vão mudar. Tênis que amortecem mais os impactos são os melhores para esta fase. E se você puder associar um pouco de musculação ou pilates é sensacional!

yes Se possível corra com o frequencímetro e permaneça na zona leve de treinamento. O exercício, para quem esta muito acostumada, pode ser no máximo  moderado. Lembre-se seu coração está batendo por dois e sua pressão está mais baixa. Se você puder entre para um clube de corrida ou contrate um instrutor.

yes Boa hidratação, recomendo tomar  200 ml de líquido a cada 20 minutos de corrida e preste atenção à alimentação antes e depois dos treinos. Lembre-se de que durante a gestação é importante uma dieta balanceada, que contenha carboidratos, proteínas e gorduras., então nada de jejum ao correr ou não comer um lanche delicioso após o treino! 

 + H20

yes Aproveite o momento do treino para arejar a mente e trabalhar a percepção do corpo, converse com o neném, sinta a respiração, os batimentos cardíacos e relaxe. heart

yes Se você não se sentir bem ou confortável durante uma corrida: PARE! Pode ligar para seu obstetra e certifique-se de que está tudo bem, só então volte a treinar. Lembre-se os treinos durante a gestação não são treinos de superação...



Se você nunca correu, a gestação não é o melhor momento para iniciar os treinos de corrida. Você pode e deve andar. Caminhar é um ótimo exercício, tem os mesmos benefícios cardiovasculares da corrida e é mais seguro para as articulações, não tem custo e pode fazer parte do seu dia a dia, basta você criar o hábito. Não poder correr, não significa ficar em casa sem praticar exercícios físicos ou ter que se matricular em uma academia para natação ou pilates, duas atividades que usualmente são recomendadas para as grávidas...  Aproveite os hormônios da gestação e caminhe! Inclua as caminhadas no seu dia a dia. Comece aos poucos e vá aumentando a intensidade, a velocidade e a frequência. As dicas de corrida cabem aqui. Leve uma sacolinha com seu tênis e na hora do intervalo do trabalho, ou no caminho de ida e volta, calce seus tênis e caminhe... Vale descer num ponto antes do seu destino. Vale ir a um restaurante mais distante na hora do almoço e vale tomar um sorvete no final da tarde contemplando um super por de sol no parque, imaginando como será o parto e sonhando em ver o rosto de seu filho ou sua filha...

Dra. Roberta Grabert Ginecologista e Obstreta 

Dúvidas ?

contato : roby@globo.com.br

Gostou da matéria? Deixe o seu comentãrio :)

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts